O PPGBIO/UNIFAP, PPG em Biodiversidade/UFOPA e PPG em Ecologia/INPA têm a honra de lançar duas chamadas públicas visando à seleção de candidatos à 04 bolsas de Doutorado Sanduíche e 04 Bolsas de Professor Visitante no Exterior para doutorandos e docentes do PPGBIO.
As chamadas públicas estão disponíveis no site do PPGBIO na aba Seleção/ Outros Processos: Chamada 01/2018 Doutorado Sanduíche (Clique aqui ); Chamada 02/2018 Professor Visitante no Exterior (Clique aqui).
As bolsas estão vinculadas ao Projeto de Cooperação elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade – PPGBEES da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (Santarém), PPGBIO/UNIFAP e PPG em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, intitulado “Rede integrada para capacitação e consolidação de pesquisas em biodiversidade na Amazônia“, aprovado pela CAPES através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia/CAPES) (Edital 21/2018).
O principal foco do Projeto de Cooperação é criar e consolidar uma rede de colaboração entre docentes e alunos dos três PPGs. As propostas para as bolsas deverão contemplar este item para contribuir no crescimento conjunto dos três PPGs envolvidos.
As bolsas são destinadas especificamente a doutorandos e docentes do PPGBIO. A duração prevista é de 12 meses e serão concedidas duas por ano, uma para Dout. Sanduíche e uma para Prof. Visitante, em 2019, 2020, 2021 e 2022.
As inscrições começam dia 19 de novembro de 2018 e terminam dia 27 de novembro de 2018. Toda documentação exigida deverá ser enviada em PDF para o e-mail procad.biodiversidade@gmail.com, endereçada ao coordenador geral da proposta, Prof. Rodrigo Ferreira Fadini (PPGBEES/UFOPA).
Documentos exigidos para inscrição:
– Formulário de inscrição;
– Termo de compromisso e manifestação de interesse pela bolsa;
– Currículo Lattes atualizado seguido de ficha de avaliação com pontuação;
– Plano de trabalho com no máximo 3 páginas contendo: Título; Contextualização e potencial de engajamento; Objetivos, metas e resultados esperados (incluindo artigos planejados); Cronograma de execução para entrega das metas; e Referências. Planos que envolvam coleta de dados na Floresta Nacional do Tapajós poderão ter ajuda de custo do Projeto condicionado à disponibilidade do recurso fornecido pela CAPES.
Critérios de seleção
O plano de trabalho e o Currículo Lattes serão avaliados:
O plano de trabalho será analisado quanto o mérito inovador, Amazônia, exequibilidade, grau de interação com os programas que integram a proposta dentro do projeto aprovado pelo PROCAD, potencial para a produção intelectual de alto impacto e engajamento em uma das linhas de pesquisa da proposta: (1) uso de novas tecnologias para monitoramento da fauna de vertebrados, (2) ecologia vegetal, (3) ecologia funcional de plantas e (4) interações mutualistas e antagonistas entre animais vertebrados e plantas.
A análise do Currículo Lattes levará em conta o mérito acadêmico-científico do candidato, avaliando o perfil evidenciado e as produções científicas de relevância para o projeto nos últimos 5 anos para Prof. Visitante e integral para Dout. Sanduíche.
As propostas serão avaliadas e julgadas pela comissão de bolsas, integrada pelos coordenadores do projeto dos três programas envolvidos.
0 comentário