Participe da autoavaliação do PPGBio, preencha os formulários disponibilizados abaixo e contribua para o aprimoramento do nosso programa.
Reserve alguns minutos do seu tempo e preencha os formulários abaixo. Contribua, dê sua opinião para que possamos melhorar nosso programa de pós-graduação:
Formulário de autoavaliação geral do programa (todos devem preencher: docentes, discentes, egressos, técnicos) (Clique aqui)
Formulário de autoavaliação exclusivo para egressos (Clique aqui)
Formulário de autoavaliação sobre orientação dos docentes (preenchimento restrito aos discentes e egressos) (Clique aqui) *
Formulário para avaliação sobre disciplinas e desempenho dos professores (preenchimento restrito aos discentes e egressos) (Clique aqui)*
*A sua identidade do discente/egresso será mantida sob total sigilo. As informações serão processadas pelo representante dos discentes de doutorado (Marcos Sidney Brito de Oliveira) e apenas os dados SEM a identidade dos discentes será compartilhado com a coordenação do PPGBio. Dúvidas entre em contato com Marcos Sidney.
O PPGBio está conduzindo uma autoavaliação a fim de identificar suas características positivas, fraquezas internas, ameaças externas e também oportunidades. Esse diagnóstico será imprescindível para o planejamento estratégico para os próximo 8 anos (2021-2028) na busca da excelência na formação de pessoas e na produção de ciência.
Uma autoavaliação será bem sucedida somente com a participação de todos os integrantes do programa. Portanto, precisamos que você docente, estudante matriculado ou egresso do mestrado ou doutorado e técnico do PPGBio, participe da autoavaliação.
A autoavaliação é uma avaliação crítica de si mesmo, do seu próprio sistema de funcionamento. O processo de autoavaliação requer explicações sobre as próprias atividades e ações (Adelman 2005). A avaliação interna se refere aos procedimentos através dos quais a instituição, ou programa de pós-graduação (PPG), avalia suas próprias operações e funções; enquanto uma avaliação externa é realizada por uma agência externa (Huusko e Ursin 2010). As avalições externas, como as conduzidas pela CAPES em relação aos programas de pós-graduação, têm uma orientação regulatória no sentido de atingir ou manter patamares mínimos de qualidade, porém, a evolução da formação orientada para o aperfeiçoamento depende de processos de autoavaliação (Harvey 2002). Além disso, a inclusão da diversidade cultural e características inerentes às realidades locais nas avaliações se torna possível através da autoavaliação (Dubois 1998, CAPES 2019).
O processo de autoavaliação é comum entre universidades europeias (Dubois 1998, Harvey 2002, Ursin et al. 2008, Huusko e Ursin 2010), servindo como principal mecanismo para avaliação das universidades (e.g., Holanda e Findândia) ou como ferramenta utilizada por agências regulatórias externas (e.g., Reino Unido, Itália) (CAPES 2019) para o controle de qualidade e distribuição de recursos (Dubois 1998) . A CAPES tem conduzido as avaliações dos PPGs de forma integral até o momento. Apesar de presente nos relatórios que os PPGs enviam à agência, no ciclo avaliativo de 2017-2020 a autoavaliação foi colocada como ponto chave do debate sobre avaliação dos PPGs (CAPES 2019) e provavelmente se tornará uma das principais ferramentas para avaliar a qualidade dos PPGs no futuro. Portanto, é essencial que o PPG incorpore a autoavaliação no seu cotidiano, assumindo um papel proativo no processo contínuo de aperfeiçoamento.
Referências
Adelman, C. 2005. Institutional self‐evaluation. In: Mathison, S. (Ed.). Encyclopedia of evaluation. Thousand Oaks, Sage.
CAPES 2019. Grupo de Trabalho: AutoAvaliação de Programas de Pós-Graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior MEC/CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/relatorios-tecnicos-e-grupos-de-trabalho
Dubois, P. 1998. Relatório técnico do projeto: EVALUE – Evaluation and Self-Evaluation of Universities in Europe. Disponível em: https://cordis.europa.eu/docs/projects/files/SOE/SOE2952004/70601451-6_en.pdf
Harvey, L. 2002. Evaluation for what? Teaching in Higher Education.7: 245-263. DOI:10.1080/13562510220144761
Huusko, M., Ursin, J. 2010. Why (not) assess? Views from the academic departments of Finnish universities. Assessment & Evaluation in Higher Education. 35: 859-869. DOI: 10.1080/02602930903125264
Ursin, J., Huusko, M., Aittola, H., Kiviniemi, U., Muhonen, R. 2008. Evaluation and Quality Assurance in Finnish and Italian Universities in the Bologna Process. Quality in Higher Education. 14: 109-120. DOI: 10.1080/13538320802278222
I Seminário de Autoavaliação (2017-2020)
O objetivo do I Seminário de Autoavaliação do PPGBio é mostrar os resultados da autoavaliação do programa (2017-2020) a todos os seus atores (docentes, discentes, egressos, técnicos, colaboradores e comunidade acadêmica) para detectar os principais pontos fortes, as fraquezas e também as oportunidades para melhorar a qualidade do programa. Todos estão convidados para os debates e discussões em torno dos resultados da autoavaliação e do planejamento futuro do PPGBio em busca de melhor qualidade na formação e produção de conhecimento.
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