Linhas de pesquisa
Caracterização da Biodiversidade
Esta linha de pesquisa envolve a observação e caracterização das principais unidades da biodiversidade (e.g, genes, espécies, comunidades e ecossistemas) e a quantificação da variação entre elas (e.g., distâncias genéticas, relações filogenéticas, padrões geográficos de variação da diversidade). Esta linha inclui estudos integrados de sistemática, filogenia, biogeografia, ecologia de organismos, ecologia de comunidades, ecologia de paisagens e ecologia de ecossistemas.
Gestão e Conservação da Biodiversidade
Esta linha de pesquisa inclui todas as pesquisas aplicadas visando desenvolver sistemas eficientes de gestão e conservação da biodiversidade tropical em várias escalas espaciais. Os temas de pesquisa variam desde o planejamento ambiental utilizando ferramentas modernas de análise espacial até pesquisas que visam quantificar e minimizar o impacto ambiental das atividades humanas sobre a biodiversidade. Esta linha é verdadeiramente multidisciplinar, pois envolve a integração de informações de disciplinas associadas às ciências biológicas (ecologia, zoologia e botânica), exatas e naturais (geologia, meteorologia, matemática e física) e humanas (antropologia, sociologia e economia).
Uso Sustentável da Biodiversidade
Esta linha de pesquisa envolve também pesquisas aplicadas multidisciplinares visando identificar e promover o uso econômico das várias unidades da biodiversidade. Nela são incluídos os estudos multidisciplinares sobre as bases ecológicas do extrativismo animal e vegetal, o manejo sustentável de florestas e outros ecossistemas tropicais, o controle biológico com espécies nativas, o desenvolvimento de sistemas agroflorestais e a identificação do potencial químico e farmacológico de plantas regionais.