Falece aos 56 anos o Prof. Silas Mochiutti, pesquisador da EMBRAPA Amapá e docente pioneiro do PPGBio.
O Prof. Silas morreu hoje (09/03/20) em Belém no Hospital onde estava internado devido à complicações pulmonares. Ele lutava contra um câncer de medula desde 2013.
Nascido no Paraná, cursou agronomia na UFRA, fez mestrado da Costa Rica e doutorou-se na UFPR. Radicado no Amapá, foi pesquisador da EMBRAPA durante 33 anos e dedicou-se principalmente às pesquisas sobre manejo e cultivo do açaí no estuário amazônico.
Atuou como chefe-geral da EMBRAPA Amapá entre 2008 a 2013 onde promoveu melhorias da infraestrutura e na ampliação do quadro de pesquisadores.
Participou na criação e consolidação do PPGBio, direcionando o apoio da EMBRAPA Amapá através de pesquisadores para atuarem como docentes do PPGBio e também no compartilhamento da infraestrutura da empresa para a realização das dissertações e teses dos estudantes. Ele próprio atuou ativamente como docente do programa, orientando e ministrando disciplinas por mais de uma década.
Sua morte é uma perda inestimável para a Ciência Amapaense e para todos nós que somos gratos pela sua imensa dedicação e perseverança.
0 comentário